Pages

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - QUILOMBO DOS PALMARES


O programa Expedições desta semana resgata a história do Quilombo dos Palmares - uma nação criada por negros fugidos de vários engenhos de açúcar da região Nordeste, e terra de Zumbi. Grande líder da luta pela liberdade, ele é lembrado hoje como símbolo de resistência.
Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam o sítio histórico da Serra da Barriga, em Alagoas, que foi a sede administrativa de Palmares e entrevistam Zezito Araújo, professor da Universidade Federal de Alagoas e um dos responsáveis pelo tombamento do local. No documentário, serão mostrados trechos do filme Quilombo, de Cacá Diegues, com uma bela reconstituição do que foi a nação Palmares.
Apesar de constantemente invadido pelos portugueses, o Quilombo dos Palmares resistiu por um século, reunindo onze mocambos e uma população de mais de vinte mil pessoas. De 1597 até 1694, quando aconteceu a grande invasão e o massacre, Palmares foi símbolo da resistência ao regime escravagista.
Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto, após muitos combates. Em todo o Brasil, nesta data, comemora-se o Dia da Consciência Negra.



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zHFfLuUD8Dw

Nenhum comentário: